• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice CEAGESP caiu 5,34% em junho


Sexta-feira, 4 de julho de 2014 - 08h48

O Índice CEAGESP, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de mais de 100 produtos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado de São Paulo, encerrou junho com variação negativa de 5,34%. Foi a terceira queda seguida do indicador, que encerrou o primeiro semestre com baixa de 3,55%.


"Além da retração do consumo, habitual nesta época do ano, as condições climáticas têm favorecido a produção. A baixa incidência de chuvas nas regiões produtoras e as temperaturas mais amenas propiciam ótimas colheitas e excelente qualidade", afirma Flávio Godas, economista da estatal federal, em comunicado.


Conforme levantamento divulgado, o grupo que inclui as verduras registrou queda média de 13,18% em junho, ao passo que os legumes recuaram 6,31% e as frutas, 4,32%. No grupo composto por produtos como batata, cebola e ovos houve queda de 10,89%, enquanto os pescados registraram variação negativa média de 2,19%.


"As frutas deverão permanecer com preços reduzidos - notadamente as de inverno, as tropicais, citros (como laranja, limão e tangerina), melancia, abacaxi, abacate, morango e uva, entre outras. Os legumes e, principalmente, as verduras, estão com preços muito próximos aos do custo de produção e as quedas tendem a ser menos expressivas nos próximos meses", informou a CEAGESP. "Preservadas as condições climáticas atuais, não há previsão de elevação dos preços praticados em praticamente todos os setores de comercialização", conclui a estatal.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernando Lopes. 3 de julho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja