• Quinta-feira, 2 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministro quer estruturação do Porto de Santarém


Segunda-feira, 23 de junho de 2014 - 09h33

Em passagem por Santarém (PA) na sexta-feira (20/6), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, enfatizou a necessidade da estruturação portuária da cidade e a conclusão da BR-163, que liga Cuiabá (MT)-Santarém (PA).


"Estruturar o Porto de Santarém é importante para a economia do nosso país, para a geração de emprego, para agregação de valor e para desafogar os portos de Santos e Paranaguá", colocou.


Segundo o ministro, a economia começa com o escoamento da produção do norte do Mato Grosso. Com o Porto de Santarém, a produção do estado pode ser escoada de lá e não do Porto de Paranaguá que está a mais de 2.600km. Uma economia que pode ser de mais de 50,0% do custo de produção vinculado ao frete.


"Viabilizar a produção agrícola é investir em logística e infraestrutura", frisou Geller.


O Porto fluvial de Santarém respondeu por cerca 3,0% das exportações de grãos do Brasil em 2013. Com a expansão, a expectativa é atingir 535,6% da carga total do Porto de Santarém até 2030, crescimento que deve-se à localização favorável do porto, próximo às regiões produtoras de grãos, diminuindo custo com transporte.


A previsão de escoamento pelo Arco Norte (Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão) nesta safra de 2014/2015, é de 26 milhões de toneladas, sendo 17 milhões de toneladas de grãos só do estado do Mato Grosso.


Fonte: MAPA. 20 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja