• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

BR-158 está entre prioridades, afirma ministro


Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 10h11

O asfaltamento da BR-158 na região do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, está entre as prioridades do governo federal e pode ser concluído até 2015. Foi o que afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, durante visita à Expofresa neste sábado (14), no município de Confresa (MT).


As obras de pavimentação do trecho norte da rodovia - que atravessa o país entre as regiões Norte e Sul - estão localizadas no setor nordeste do Mato Grosso, passando pelos municípios de Vila Rica (divisa com o Pará), Confresa, Porto Alegre do Norte, Cana Brava do Norte e São Félix do Araguaia. O setor do agronegócio tem interesse na conclusão da rodovia para ampliar as exportações de grãos pelo Arco Norte (Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão).


"A BR-158 não é só uma necessidade, é uma obrigação. Vamos trabalhar para que no máximo até o ano que vem seja interligada essa região (do Vale do Araguaia), que é muito importante para a economia do país", explicou o ministro. Geller tem tratado do assunto dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e junto ao Ministério dos Transportes, órgão competente ao tema dentro do governo federal.


Escoamento da produção


Para acompanhar o andamento das principais obras de interesse do setor agropecuário, o Departamento de Infraestrutura e Logística do MAPA foi reestruturado. Além da BR-158, há ainda o interesse na conclusão das BRs 242 e 163 e da estruturação portuária - o que vem ocorrendo desde o ano passado.


Parte do trabalho do Mapa visa alternativas para o escoamento da produção mato-grossense pelo chamado Arco Norte. Por essa rota, o Mato Grosso deve deslocar cerca de 17 milhões de toneladas de grãos durante a safra 2014/15, segundo o Movimento Pró-Logística.


Expofresa


O evento acontece entre os dias 11 e 15 de junho e conta com atrações como shows, rodeio e exposições de produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas. Na visita à Confresa, o ministro participou de uma cavalgada pela cidade e conheceu o Parque de Exposições municipal.


Em discurso, o ministro destacou os avanços do Plano Agrícola e Pecuário nos últimos 12 anos, especialmente na criação de programas para fomentar à inovação tecnológica no campo. Pelo programa Inovagro, por exemplo, o produtor tem à disposição R$1,7 bilhão, com limite de R$1,0 milhão por beneficiário e prazo de pagamento de até 10 anos (sendo três de carência).


Fonte: Estadão Conteúdo. 13 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja