• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores rurais criticam medida governamental que proíbe avermectinas


Quarta-feira, 4 de junho de 2014 - 09h23

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou no dia 30 de maio, no Diário Oficial da União, uma instrução normativa que proíbe a fabricação e o uso de produtos veterinários antiparatisas de longa duração contendo avermectinas. Vale lembrar que em 2011 o Mapa já havia proibido o uso de avermectinas cujo período de carência ou de retirada descrito na rotulagem fosse maior do que 28 dias em gado de corte confinado.


A medida causou uma série de críticas em diversos setores relacionados à pecuária. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Rui Prado (que vai se licenciar do cargo na quarta), ligou para Neri Geller e pediu explicações sobre a nova normativa, já que ela proibia apenas produtos de longa duração - de mais de 42 dias.


Outra associação que levantou a voz contra a medida foi o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), que enviou representantes e advogados para Brasília para questionar o processo.


O Sindan também publicou uma nota onde repudia a medida, uma vez que os produtos são utilizadas tanto no Brasil quanto no mundo há mais de 20 anos, são registrados no Mapa e reconhecidos como uma ferramenta indispensável para o controle de ectoparasitos, que causam bilhões de reais de prejuízos à pecuária nacional. Além disso, a Sindan declarou que adotaria as medidas cabíveis para anulação da Instrução Normativa.


Para o Conselho Nacional de Pecuária de Corte a medida é uma resposta à barreira técnica imposta pelos Estados Unidos, que reduziu o nível de resíduos aceitos da avermectina na carne processada de 40 para 10 partes a cada bilhão.


O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, Ricardo Yano, considerou a decisão do governo unilateral.


- Houve uma decisão unilateral sem uma discussão com os produtores. Parece que os frigoríficos não estão conseguindo preencher suas escalas e estão procurando uma situação que não existe. Precisamos discutir mais esse assunto e vamos trazer os laboratórios e frigoríficos para a discussão para chegarmos em uma razão comum. A indústria da carne está apenas pedindo uma explicação e uma definição mais clara sobre o assunto, já que a medida trouxe prejuízo ao produtor que usava o produto como manejo para o animal ganhar peso por um tempo maior - declarou Yano.


Para ele, caso o remédio prejudique a qualidade da carne basta o produtor rural ser responsável.


- Se for confirmado que ele usou no momento errado que ele perca o preço - complementa Yano.


Fonte: Canal Rural. 3 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja