• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Oferta internacional influencia receita de exportações de suínos em maio


Quarta-feira, 4 de junho de 2014 - 09h16

As exportações brasileiras de carne suína in natura registraram queda de 4,0% nos volumes embarcados entre janeiro e maio deste ano, atingindo 161,8 mil toneladas no período. Em receita, entretanto, houve crescimento de 0,5%, atingindo US$478,8 milhões. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


Considerando apenas o mês de maio, os embarques de carne suína in natura decresceram 12,7% em volumes, com 32,5 mil toneladas.  Seguindo a tendência do ano, a receita do mês apresentou elevação de 7,3%, com US$109,9 milhões.


De acordo com o presidente-executivo da ABPA, a queda em volume em relação a maio de 2013, se deve ao bom momento do mercado interno, situação que torna mais atraente para as indústrias colocarem seus produtos no Brasil em vez de exportá-los. 


"As vendas internas continuam aquecidas, ao contrário do que se poderia esperar, pois o período de vendas fortes, internamente, é o segundo semestre, com destaque para o final do ano. Concorre também, para o aquecimento das vendas domésticas, o preço da carne suína, mais competitivo do que o da carne bovina", destaca Francisco Turra.


Sobre a elevação da receita, o vice-presidente de suínos da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, explica que é resultado da tendência de aumento do preço médio da carne suína no mercado internacional, em função da menor oferta do produto relacionada com problemas sanitários em alguns mercados produtores e de menores investimentos no setor.


"Há uma falta geral de carne suína no mundo que vem desde 2013. Em decorrência de preços relativamente baixos anos atrás, países produtores deixaram de investir, entre eles o Brasil. Além disso, houve problemas sanitários, como a peste suína africana na Europa e a Diarreia Suína Epidêmica (PEDv) no México, Canadá e nos Estados Unidos", diz.


Fonte: Suinocultura Industrial. 3 de junho de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja