• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

PIB da agropecuária cresce 3,6% no 1º trimestre, diz IBGE


Segunda-feira, 2 de junho de 2014 - 09h16

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária subiu 3,6% no primeiro trimestre de 2014 em relação ao quarto trimestre de 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou hoje (30/5) os resultados das Contas Nacionais Trimestrais. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB da agropecuária mostrou alta de 2,8%.


O setor registrou o maior crescimento sob a ótica da produção no primeiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior.


A alta no PIB agropecuário no primeiro trimestre de 2014, teve impacto das culturas de soja, arroz e algodão, segundo Rebeca Palis, gerente de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


"Foi principalmente por causa da soja, do arroz e do algodão, que estão com perspectiva de crescimento no ano. A soja sofreu um pouquinho, porque teve queda na produtividade. Apesar do aumento da quantidade produzida, a área plantada cresceu mais, então teve perda de produtividade", lembrou Rebeca.


O IBGE apontou que a estimativa de aumento da produção de soja para este ano é de 6,3%. A cultura de arroz deve registrar alta de 7,7% na safra do grão, enquanto o algodão deve ter expansão de 23,5% e o fumo, de 0,4%. "No algodão e no arroz teve crescimento de produtividade", disse ela.


Na direção oposta, a safra de milho deve ser 7,2% menor este ano. "O milho é uma cultura que teve queda importante no trimestre, e teve impacto (no PIB agropecuário do período), mas foi mais do que compensado pelo crescimento da soja, do arroz e do algodão", explicou a gerente do IBGE.


Fonte: Estadão Conteúdo. 30 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja