• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Com revisão na safra de inverno, Paraná eleva colheita de grãos


Segunda-feira, 2 de junho de 2014 - 09h12

O impacto da seca na safra de verão do Paraná é menor que o previsto. Em nova estimativa lançada nesta quinta-feira (29/5), a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do estado (SEAB) elevou em mais de 250,0 mil toneladas a projeção de colheita de grãos, que agora é calculada em 35,65 milhões de toneladas. No mês passado, a previsão era de 35,40 milhões de toneladas.


O aumento é puxado principalmente pelos dois principais cultivos de inverno. O órgão revisou para cima novamente a produção estadual de trigo e do milho safrinha, colhidos no inverno, em 180,0 mil e 187,0 mil toneladas, respectivamente. Com isso, a colheita do cereal do pão subiu para 3,98 milhões de toneladas, ante 3,80 milhões de toneladas projetados em abril. Já a segunda safra de milho é estimada em 9,95 milhões de toneladas, contra 9,94 milhões de toneladas no mês passado. O relatório sobre as condições das lavouras, também atualizado nesta quinta (29/5), comprova o otimismo. Segundo a SEAB, 95,0% das plantações de trigo e 92,0% das de milho estão em boas condições de desenvolvimento no estado.


Já a projeção para a segunda safra de soja sofreu recuo de 6,0 mil toneladas em comparação com a estimativa inicial, por conta de uma ligeira redução na área plantada e na produtividade.


Quanto à colheita de verão, houve novos incrementos. A produção de soja, que era prevista em 14,50 milhões de toneladas em abril, agora está em 14,54 milhões de toneladas, graças a um aumento no índice de rendimento médio. Com produtividade inalterada, a produção de milho respondeu a uma revisão no número de área plantada.


Fonte: Gazeta do Povo. 30 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja