• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Especialistas buscam explicações para ineficácia do milho BT


Quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 09h01

Especialistas de diversos órgãos buscam uma explicação para os problemas registrados ultimamente com a aparente ineficácia do milho BT contra as pragas (principalmente lagartas). Uma das alternativas seria a falta da prática da chamada "área de refúgio". Outra hipótese é de que o desempenho da tecnologia também pode ser comprometido devido à diferença entre fabricantes e as condições de estresse enfrentadas pela planta ao longo da safra.


"Sementes transgênicas diferentes, expressando diferentes proteínas Bt, têm níveis de eficiência variados para a mesma espécie de inseto-praga, ou seja, a eficiência varia entre os vários Bts que temos disponíveis no mercado", afirma a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Milho e Sorgo), Simone Martins Mendes.


Opinião semelhante tem o chefe do Centro de Pesquisas da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais), unidade Triângulo e Alto Paranaíba, José Mauro Valente Paes: "As empresas investem constantemente na melhoria das sementes, mas é importante que o produtor siga as orientações dos fabricantes e busque se informar de qual praga acomete a cultura, qual a tecnologia Bt vai melhor atender e qual deve ser o tamanho da área de refúgio. Esses cuidados evitam a perda da tecnologia e do investimento feito pelo produtor".


Fonte: Agrolink. Por Leonardo Gottems. 28 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja