• Quarta-feira, 1 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Geller se reúne com Irã e Rússia para acabar com embargos


Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 09h05

A 82ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorre em Paris, está servindo para o ministro da Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, se reunir com seus pares de outros países e tentar retirar os embargos contra a carne brasileira.


A primeira reunião foi com o ministro do Irã, Mahmoud Hojjati. Geller declarou que pediu que o embargo do país asiático fosse suspenso alegando que a argumentação iraniana não configura risco a saúde pública.


- Estou confiante que, após esse encontro e os avanços nas reuniões técnicas entre os dois países, a situação será normalizada o quanto antes - disse Geller.


O ministro iraniano, por sua vez, afirmou que vai empenhar esforços para que a situação se resolva no mais curto espaço de tempo possível, transmitindo otimismo na superação do atual embargo. Na quarta passada, autoridades sanitárias de ambos os países já haviam se reunido no Irã, quando o governo brasileiro deu todos os esclarecimentos sobre o caso atípico da vaca louca. Outra solicitação feita ao ministro Hojjati é que seja acelerada a liberação da carne presa no porto iraniano.


Os iranianos, por sua vez, pediram uma aproximação com a Embrapa nas questões relativas à pesquisa agropecuária.


Já no encontro com os russos, Geller esteve com o chefe do serviço sanitário russo (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert, que disse estar satisfeito com as relações com o Brasil, demonstrando potencial para intensificar a atual parceria.


Geller afirmou que vai acelerar o envio de listas de potenciais fornecedores de carne para a Rússia, no intuito de manter a estabilidade do fornecimento brasileiro àquele país.


Ele também destacou a importância do monitoramento do serviço sanitário brasileiro como garantidor da sanidade do produto exportado. Uma nova reunião deverá ocorrer em julho, no Brasil, por ocasião da visita de Vladimir Putin à presidente Dilma Rousseff.


Fonte: MAPA. 26 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja