• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Câmbio favorece faturamento das exportações brasileiras


Quinta-feira, 22 de maio de 2014 - 09h56

O Brasil está recebendo menos pelas exportações do agronegócio em dólar, mas a redução está sendo compensada pela desvalorização do real e pelo aumento na quantidade embarcada para o exterior. Estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ/USP mostra que no primeiro trimestre de 2014 o país faturou, em reais, 9,0% mais do que o mesmo período do ano passado.


Conforme os técnicos do CEPEA a receita em dólar baixou 1,4% nos três primeiros meses do ano, já que o preço dos produtos, também em dólares, recuou 4,8% no comparativo do período. Por outro lado, o volume embarcado cresceu 2,3%, puxado principalmente pelo complexo soja e a cadeia de carne bovina. Além disso, o real teve desvalorização de 11,0% ante ao dólar, o que favorece a conversão das vendas externas em moeda local.


Para os próximos meses a projeção dos especialistas é de aumento nas exportações, principalmente no complexo soja, já que, com o final da colheita da oleaginosa no segundo trimestre do ano, haverá maior disponibilidade do produto para embarque.


Fonte: Gazeta do Povo. 21 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja