• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado futuro de algodão pode ter novo contrato até o fim do ano


Terça-feira, 6 de maio de 2014 - 09h10

O Intercontinental Exchange Group (ICE) planeja lançar um contrato mundial de algodão que reflita os preços globais da commodity, de acordo com um executivo da empresa. A previsão é a de que as negociações tenham início no último trimestre de 2014 e que as primeiras entregas ocorram no primeiro semestre do ano que vem. O novo contrato seria negociado paralelamente aos futuros de algodão dos Estados Unidos.


Membros do setor afirmam que, apesar dos norte-americanos serem os maiores exportadores da commodity, é necessário um contrato internacional porque aqueles negociados nos EUA não necessariamente refletem o mercado global de algodão.


De acordo com Ben Jackson, presidente e diretor de operações da ICE Futures US, a Associação Internacional do Algodão (ICAC, na sigla em inglês) e a Associação Americana de Exportadores de Algodão estão trabalhando conjuntamente no lançamento do contrato.


O contrato global será cotado em centavos de dólar por libra-peso e terá os mesmos meses de entrega que os futuros já negociados em Nova York: março, maio, julho, outubro e dezembro. O tamanho de cada lote será de 55.000 libras-peso.


Os países que poderão entregar o produto para cumprir os futuros incluem Brasil, Estados Unidos, Austrália, Índia, Benin, Burkina Faso, Camarões, Mali e Costa do Marfim. O preço dos contratos terá como base o algodão de origem norte-americana, com prêmios e descontos para a produção cultivada nos demais países.


Traders estimam que a Austrália será um dos países a distribuir algodão com um preço mais elevado que o norte-americano. Já a qualidade da Índia e de países africanos vem sendo questionada, uma vez que nestes lugares o algodão é colhido manualmente, deixando-o mais sujo.


Fonte: Estadão Conteúdo. 5 de maio de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja