• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em Mato Grosso do Sul, 15,0% da safrinha foi plantada fora de período ideal


Segunda-feira, 5 de maio de 2014 - 09h07

Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 15,0% dos 1,470 milhão de hectares cultivados com milho safrinha foram plantados fora do período ideal, estipulado em portaria do zoneamento agrícola de risco climático da cultura, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que determinava que a semeadura da segunda safra do cereal deveria terminar até 10 de março no estado.

A informação faz parte do relatório do GCEA/MS (Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuária). Formado por técnicos do IBGE, Conab, Banco do Brasil, DFA, Iagro, Seprotur, Semac, Sefaz, Famasul e Ceasa, o colegiado se reúne frequentemente para acompanhar a evolução da safra agrícola do Estado. Na reunião realizada no fim de abril, o destaque das discussões foi a safrinha.

Além de constatar que uma parte da produção foi plantada fora do período do zoneamento, os técnicos do GCEA também identificaram que houve uma pequena redução na área cultivada com milho segunda safra neste ciclo, 1,7%, frente ao anterior, em razão dos preços pouco atraentes do grão e que a produção deve chegar a 7,23 milhões de toneladas.

Soja safrinha

Os técnicos também apontaram que pela primeira vez em sua história, o estado registra no ciclo 2013/2014, o plantio de soja safrinha.

Conforme eles, a área cultivada foi de 15 mil hectares e a produtividade projetada é de 1.800 quilos por hectare, 38,66% menor que a do ciclo convencional, que foi de 2.934 quilos por hectare, com uma produção estimada em 27 mil toneladas da oleaginosa. 

Fonte: Agrodebate. Por Anderson Viegas. 2 de maio de 2014. 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja