• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Abril chega ao fim com boas condições para o milho segunda safra


Terça-feira, 29 de abril de 2014 - 09h01

O mês de abril chega ao fim com um padrão de chuvas típico desta época do ano. Em geral se observou uma redução das chuvas no Norte e Centro-Oeste, enquanto no Sudeste e no Sul ocorreu muita variabilidade, alternando episódios de chuvas com períodos de dias secos. Nas áreas de milho segunda safra do Paraná e de Mato Grosso do Sul, as chuvas durante todo o mês foram bastante variadas, mas suficientes para manter uma condição de umidade do solo.


Já para as lavouras de Mato Grosso e Goiás mesmo com redução das chuvas, que é normal em abril, a condição climática favoreceu o desenvolvimento da lavoura de milho segunda safra. No interior do Nordeste do Brasil (sertão e agreste), que em abril atravessa sua estação chuvosa, as chuvas foram muito irregulares e mal distribuídas durante todo o mês. Os maiores volumes de chuvas ocorreram na parte norte da região, entre o Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Outra característica marcante de abril foi a redução da temperatura no centro-sul do país, inclusive com algumas ondas de frio, mas sem formação de geadas.


No Sul, depois de uma semana seca, o tempo muda a chover a partir de terça, dia 29. As chuvas serão mais intensas no noroeste gaúcho com rajadas de vento de 80km/h. Na quarta, dia 30, o sistema atinge o oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas fortes e inclusive risco de queda de granizo.


Previsão


A frente fria avança rapidamente e na quinta, 1° de maio, deve atingir o sul e oeste do Estado de São Paulo, porém perde intensidade e na sexta, dia 2, se desloca para o oceano Atlântico. No sul do país o tempo se firma a partir de quinta, com ligeira queda de temperatura, mas sem previsão de frio extremo e nem risco de formação de geada. No próximo domingo, dia 4, volta a chover a partir do Rio Grande do Sul.


Para as áreas produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso e Goiás a previsão é de uma semana seca e dias com grande amplitude térmica, ou seja, temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã e calor no período da tarde. Já no Nordeste do Brasil, mais uma semana com chuvas na parte norte e leste, enquanto o interior da Bahia, sul do Piauí e o sul do Maranhão enfrentam um período seco.


Fonte:  Canal Rural. 28 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja