• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Bunge caminha para vender ativos no Brasil, diz Pedro Parente


Segunda-feira, 28 de abril de 2014 - 08h52

A Bunge, gigante norte-americana do agronegócio, caminha para vender seus negócios de açúcar no Brasil, afirmou o presidente da companhia no país, Pedro Parente.


"Estamos no processo e, quando conseguirmos (fechar a venda), vamos anunciar", afirmou o executivo a jornalistas antes da inauguração, na sexta-feira, 25, do complexo portuário de Miritituba-Barcarena, no Pará, que representa uma nova rota de exportação, principalmente para os produtores de grãos do Centro-Oeste.


"A divisão gera o próprio caixa, mas não remunera o capital", disse o executivo. "Temos obrigação (junto aos acionistas) de cobrir o custo de capital."


A Bunge está presente no setor sucroalcooleiro brasileiro desde 2007, quando comprou a primeira de várias usinas no país. Os planos, contudo, não saíram como o previsto por causa da queda dos preços internacionais do açúcar e dos subsídios dados à gasolina pelo governo, que reduzem a competitividade do etanol. A empresa opera oito usinas de processamento de cana-de-açúcar no Brasil


Após mais um trimestre de resultados prejudicados pela operação de açúcar e etanol no Brasil, a direção global da empresa sinalizou, no fim do ano passado, planos de sair do setor.


Esses negócios não estão trazendo retorno, afirmou Parente, que deixa a presidência da Bunge no Brasil no próximo dia 1º de maio. Ele será substituído pelo chefe da companhia na Argentina, Raul Padilla.


O valor dos ativos da Bunge no setor de cana estão entre 2 bilhões e 2,5 bilhões de dólares, disse a companhia em fevereiro.


Nota de esclarecimento da Bunge sobre a venda de ativos


A Bunge Brasil esclarece que a informação divulgada, dando conta de que a empresa caminha para vender ativos do negocio de açúcar e bioenergia no Brasil, não corresponde ao que foi dito pelo presidente Pedro Parente, durante jantar com jornalistas em Barcarena/PA. Pedro Parente disse que a empresa está buscando alternativas estratégicas para que o negócio de açúcar e bioenergia produza os retornos esperados. "Estamos no meio de um processo, quando houver algo relevante, anunciaremos".


Fonte: Agência Estado. 25 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja