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Ministério dos Transportes vai destinar R$15,0 bilhões para a logística


Sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 09h23

Em 2014, o Ministério dos Transportes vai destinar R$15,0 bilhões para a logística. O anuncio foi feito pelo ministro César Borges durante o lançamento da Frente Parlamentar de Logística, Transporte e Armazenagem (Frenlog) no último dia 2 de abril, em Brasília.


O volume de recursos é cerca de 20,0% maior do que o montante investido no ano passado, mas continua bem abaixo dos R$400,0 bilhões necessários para resolver o problema de logística no país.


De acordo com o ministro dos Transportes, pelo menos metade do dinheiro deve ser destinado à manutenção e recuperação das rodovias.


- A gente não quer deixar nenhuma rodovia brasileira que não esteja em estado regular, bom ou excelente. Só nos três primeiros meses nós já gastamos R$3,0 bilhões. Todos nós sabemos que precisamos investir muito mais, mas o governo está fazendo um esforço muito grande - disse Borges.


O diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, diz que o setor espera que os recursos sejam realmente aplicados neste ano.


- R$15,0 bilhões é muito pouco para a nossa necessidade, mas se nós conseguirmos aplicar já vai ser um bom avanço - diz Ferreira.


O ministro da Agricultura também participou do lançamento da Frente, que tem o objetivo de discutir e encaminhar soluções para os gargalos que comprometem o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Neri Geller afirmou que já vem trabalhando em conjunto com o Ministério dos Transportes e que alguns problemas estão sendo resolvidos.


- Nós fizemos um grupo de trabalho justamente para resolver alguns gargalos, entre eles a unificação de procedimentos e ações pontuais, como viadutos na chegada dos portos de Paranaguá e Santos. Vamos ter um foco muito claro em fazer gestão e trabalhar alinhados com os demais Ministérios, principalmente com o dos Transportes - diz Geller


Para o setor agropecuário, a questão portuária, as licenças ambientais e as licitações para a construção de novos terminais devem ser tratadas como prioridade pela nova frente parlamentar.


- Os portos são o nosso calcanhar de aquiles. De alguma forma a gente chega ao porto, mas se não tem porto, não tem como escoar - diz Ferreira.


- Nós temos deficiência em todas as áreas, seja nas ferrovias, nas hidrovias, nas estradas. Cada setor interessado naquela área vai ter prioridade e a frente vai trabalhar em conjunto com todos - diz o presidente da Frente, deputado Wellington Fagundes (PR/MT).


A Frenlog foi criada em 2009, sob a coordenação do deputado Homero Pereira (PR-MT), falecido no ano passado.


Fonte: Canal Rural. 3 de abril de 2014.



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