• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Espera de navios para atracar nos portos cresce 28,3% desde 2010


Quarta-feira, 2 de abril de 2014 - 09h05

A reforma portuária, de junho de 2013, ainda não conseguiu eliminar um dos maiores gargalos do sistema: a espera dos navios para atracar. No ano passado, os armadores contabilizaram 83,3 mil horas de espera para atracar nos portos nacionais, alta de 28,3% sobre 2010, o último ano disponível.


Os dados são do Centro Nacional de Navegação (Centronave), que reúne as principais empresas de navegação de longo curso e de cabotagem de contêineres do país.


Foram perdidas 68,8 mil horas para atracar e 14,5 mil horas para desatracar, num total de US$175,0 milhões de prejuízos diretos às companhias de navegação filiadas ao Centronave. É o equivalente a uma frota de dez embarcações porta-contêineres parada durante um ano inteiro. Os dados foram apresentados em evento de comércio exterior em São Paulo, agora há pouco.


Segundo Claudio Loureiro, diretor-executivo da associação, existe uma série de problemas que influem no resultado, de ineficiência nos acessos terrestres e aquaviários passando pela falta de operação 24 horas nos portos. Ele destacou que gargalos como as dragagens vêm sendo encaminhados, contudo, "não na velocidade necessária".


"A reforma portuária ainda não apresentou os resultados. Os arrendamentos estão todos represados, ainda estão para ser deslanchados", disse Loureiro. Os estudos que balizarão os editais dos 29 arrendamentos do primeiro bloco de licitações portuárias, referentes aos portos de Santos e de cinco portos no Pará, estão em análise no Tribunal de Contas da União (TCU), sem data certa de lançamento.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pires. 1 de abril de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja