• Terça-feira, 23 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Emergência Fitossanitária é declarada em Alagoas


Sexta-feira, 28 de março de 2014 - 08h56

Por meio da Portaria n° 1.109, publicada nesta quinta-feira (27/03) no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decretou estado de emergência fitossanitária em Alagoas, relativo ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera.


O objetivo da Portaria é implementar o plano de supressão, que inclui medidas em emergenciais para o combate da lagarta, que também está atacando cultivos da região, como o feijão de corda, quiabo, amendoim e pimentão.


Além de Alagoas, os estados que já tiveram emergência fitossanitária confirmada são: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.


Dentre as medidas de emergência que serão adotadas estão: o uso de cultivares que restrinjam ou eliminem as populações da praga; determinação de épocas de plantio e restrição de cultivos subsequentes; determinação da adoção do manejo integrado de pragas emergencial; uso de controle biológico; uso de controle químico; uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico; liberação inundativa de agentes de controle biológico e também práticas culturais, como por exemplo, a destruição de restos culturais e plantas voluntárias.


"A declaração de emergência é importante porque vai possibilitar o aporte de recurso para o combate da praga", afirma o coordenador geral de Proteção de Plantas do MAPA, Carlos Artur Franz.


O prazo de vigência da emergência fitossanitária será de um ano, a contar da data de publicação desta Portaria.


Fonte: MAPA. Por Yara Marques. 27 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja