• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Diante de instabilidade, agronegócio aposta nos árabes


Quinta-feira, 27 de março de 2014 - 09h20

Com previsões cada vez mais pessimistas para a economia brasileira e perspectiva de crescimento econômico abaixo dos 2,0%, os empresários e produtores agrícolas têm buscado cada vez mais estreitar relações com novos mercados, entre eles Ásia, África e Oriente Médio.


A postura, apesar de ser reflexo da crise econômica de 2008 e também de um novo direcionamento diplomático do Brasil após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser a solução para a desaceleração dos principais parceiros comerciais do Brasil - entre eles, China, Estados Unidos, Argentina e países da zona do euro.


De acordo com a análise do economista e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, José Roberto Mendonça de Barros, que falou a empresários durante evento sobre comércio exterior promovido nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o país precisa de uma maior diversificação de parceiros econômicos diante das dificuldades internas, como a alta no preço dos alimentos.


Mas também citou as dificuldades externas, como as perdas com os vizinhos Venezuela e Argentina, que enfrentam graves crises econômicas.


"O relacionamento com os árabes pode crescer porque esses países têm uma base econômica grande, possuem uma população relevante e são muito dependentes de produtos importados que o Brasil oferece, especialmente alimentos, setor em que somos fortes", afirmou Mendonça de Barros.


A aposta pode ser lida em números ao se analisar o destino das exportações do agronegócio em 2000 e em 2013, com uma queda da participação da zona do Euro de 41,0% para 22,0% e de 18,0% para 7,0% na participação dos Estados Unidos.


Os dados, apresentados pelo presidente do conselho de administração da BRF (antiga Brasil Foods), Abílio Diniz, contrastam com um aumento das exportações para o que o executivo chamou de "Menasa", região que concentra o norte da África, Oriente Médio e parte da Ásia.


Nesta região, as exportações dobraram nos últimos 13 anos, passando de 8,0% para 16,0% de participação no destino das exportações do agronegócio, junto com a China, que passou de 3,0% em 2000 para 23,0% em 2013.


"A recessão na zona do euro e nos EUA tem alguma coisa a ver com isso? Claro que tem! Mas não é só isso. Nós estamos conquistando outros mercados, estamos transferindo nossa produção para países onde temos condições melhores de valorizar nossa produção", ressaltou Diniz.


O empresário destacou que a "Menasa" é "a parte do mundo mais importante para as exportações do grupo BRF".


De acordo com o economista Mendonça de Barros, a postura da BRF é adequada ao momento da economia mundial, com perspectivas de continuidade da recuperação nos Estados Unidos e no Japão, estabilidade no crescimento da China e uma retomada gradual na zona do euro, que ainda tem economias em grandes dificuldades econômicas.


"O Brasil vai sofrer muito e as exportações para outros destinos, quem sabe aquelas para o Oriente Médio, passam a valer mais", completou.


Fonte: Exame. 26 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja