• Terça-feira, 30 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Nova entidade deve reunir associações de exportadores de aves e suínos


Segunda-feira, 24 de março de 2014 - 09h16

Os associados da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) votam no dia 24/3 a criação da Associação Brasileira de Proteína Animal.


Cada entidade fará sua assembleia para dissolver as associações hoje existentes e para aderir à nova. Nos dois casos, são necessários 67,0% dos votos para aprovar a dissolução e a adesão à Associação Brasileira de Proteína Animal, que vai tratar dos interesses dos setores de aves, suínos e também ovos.


Tanto a extinção das associações como a criação da nova entidade já foram aprovadas pelos conselhos de UBABEF e ABIPECS e agora têm de ser aprovadas pelas empresas associadas nas duas assembleias.


Francisco Turra, atual presidente da UBABEF, deverá presidir a nova associação. Ricardo Santin, hoje diretor de mercados da UBABEF, deve ser o vice-presidente de aves, e Rui Vargas, atual presidente da ABIPECS, deve ser o vice-presidente de suínos.


A nova entidade deve ter 131 empresas associadas, considerando as que já são ligadas atualmente à UBABEF e à ABIPECS. Segundo Turra, o potencial é chegar a 150. A Associação Brasileira de Proteína Animal deve ter orçamento total anual de R$12,0 milhões.


"Pela participação democrática na construção da nova entidade, temos convicção de que ambos os setores serão fortalecidos. Mantendo cada um sua identidade, estabelece-se uma sinergia importante, especialmente na abertura de novos mercados e no fortalecimento político e institucional dos setores", disse Turra.


Pela proposta, a maioria dos membros dos conselhos atuais de UBABEF e ABIPECS será mantida. Além disso, os conselheiros terão paridade de votos, para que haja equilíbrio de forças entre grandes e pequenos associados. Os estudos para a unificação das duas entidades começaram há dois anos.


Fonte: Valor Econômico. Por Alda do Amaral Rocha. 21 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja