• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério Público do RS descobre novas adulterações no leite


Segunda-feira, 17 de março de 2014 - 09h09

O Ministério Público do Rio Grande do Sul afirmou que 300,0 mil litros de leite adulterado foram enviados para as cidades de Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e colocados à venda. A ação foi descoberta na nova etapa da Operação Leite Compen$ado. 


Pela manhã, técnicos e servidores do Ministério Público, com apoio do Ministério da Agricultura, Polícia Civil e Brigada Militar, cumpriram mandados de busca e apreensão em oito municípios do estado, distribuídos em diferentes regiões.


Esta fase da Leite Compen$ado iniciou no mês de fevereiro quando o Ministério Público recebeu documentação do Ministério da Agricultura noticiando que 12 amostras de leite cru, coletadas no posto de resfriamento do Laticínios "O Rei do Sul", localizado em Condor, na região noroeste do Estado, apresentaram a presença de formaldeídos (formol).


Conforme o ministério, parte deste leite impróprio foi entregue a uma empresa de laticínios, que colocou o produto à venda no mercado em Guaratinguetá e Lobato.


A primeira edição da operação Leite Compen$ado começou em maio do ano passado. As investigações revelaram um esquema que adulterou mais de 100,0 milhões de litros de leite. O Ministério Público descobriu que transportadores estavam adicionando água e uréia, substância usada para disfarçar a perda nutricional e que contém formol em sua composição, ao leite cru, no caminho entre a propriedade rural e a indústria. Com isso, conseguiam aumentar os lucros em até 10,0%.


Fonte: Valor Econômico. Por Fernanda Pressinott. 14 de março de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja