• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ministério da Agricultura reinstala câmara de negociações internacionais


Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 09h06

Após seis anos, foi reinstalada na quarta-feira, dia 26/2, a Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais, do Ministério da Agricultura. O contencioso do algodão e a proposta de livre comércio entre Mercosul e União Europeia foram alguns dos temas do primeiro encontro, que contou com representantes de cerca de 30 entidades, entre setor produtivo e governo federal.


Nessa segunda, dia 24, em Bruxelas, na Bélgica, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o possível acordo de livre comércio entre os dois blocos, que é negociado há 15 anos, sem sucesso, está próximo de um acerto. Atualmente, 20,0% das exportações brasileiras vão para a União Europeia, que responde por 21,0% das importações do Brasil.


- Esperamos há muito tempo esse acordo. Temos a proposta pronta desde novembro. Acreditamos que muito em breve esse processo vai avançar, apresentaremos uma proposta e teremos facilidade de fechar acordo com os europeus - afirma o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira.


Segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, o grande concorrente do Brasil no agronegócio é os Estados Unidos, que está fechando um acordo com a União Europeia.


- Se esse acordo for em frente, o Brasil fica prejudicado. Porque a Europa, claramente, vai dar prioridade na compra de produtos dos Estados Unidos, em detrimento de produtos do Brasil. Para nós, é fundamental esse acordo como forma de neutralizar a ação dos Estados Unidos junto à União Europeia - relata Castro.


A nova Farm Bill norte-americana e o descumprimento do contencioso do algodão também foram abordados na reunião. Na semana passada, o Brasil decidiu não retaliar os Estados Unidos e abrir um novo painel de implementação. Os cotonicultores brasileiros deixaram de receber US$50,0 milhões desde que o governo daquele país suspendeu os pagamentos, em setembro de 2013.


- Eles ainda têm um passivo do painel anterior, que está sendo negociado pelo Itamaraty e a expectativa é que, muito em breve, encontrem uma solução adequada. Se não acontecer, iniciaremos uma nova ação, como já estamos em um painel de implementação em face da Farm Bill - disse o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira.


Fonte: Canal Rural. 26 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja