• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mato Grosso pode ter mais de 1,3 milhão de hectares plantados fora da janela ideal


Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 09h03

O estado de Mato Grosso pode ter mais de 1,3 milhão de hectares de milho segunda safra semeados fora da janela ideal de plantio.


A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária com base no atual ritmo do trabalho no campo, prejudicado pelas chuvas que tem caído no estado.


De acordo com o IMEA, as precipitações impediram o trabalho de colheita da soja e plantio do milho durante mais da metade da semana passada.


A poucos dias do encerramento da janela, 57,9% da área (1,88 milhão de hectares) tinham sido plantados.


"O risco neste caso não é a chuva e sim a falta dela. Em abril termina a estação chuvosa no Estado e o milho semeado fora do prazo pode ser prejudicado pela falta de água, podendo gerar queda da produtividade, que atualmente está prevista em 87,6 sacas por hectare na safra 2013/2014", avalia o IMEA, em boletim semanal.


Com relação ao mercado do cereal, o IMEA relata que, na Bolsa de Chicago, o milho acumula valorização de 4,0% neste mês.


Na semana passada, a cotação encerrou na casa de US$4,53 por bushel. "Tal elevação está sendo sustentada pela demanda bastante aquecida do milho norte-americano, além da expectativa de recuo da área do milho nos EUA."


A sustentação do preço internacional praticamente não teve reflexo no mercado mato-grossense na semana passada, de acordo com o IMEA. Com os negócios de exportação voltados para a soja neste momento, tradings realizaram apenas operações pontuais, deixando as cotações praticamente estáveis nas praças do estado. "Atualmente, o contrato que apresenta a maior liquidez é aquele para pagamento e entrega em agosto."


Fonte: Globo Rural. 25 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja