• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Seca e calor provocam quebra na safra de soja e milho no Paraná, diz SEAB


Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 08h58

A estiagem e as altas temperaturas do começo deste ano causaram prejuízos aos produtores de soja e milho do Paraná, de acordo com um balanço divulgado na terça-feira (25/2) pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB).


As perdas nas lavouras ultrapassam 2,0 milhões de toneladas. As regiões mais prejudicadas são o norte pioneiro e o norte do Paraná.


No caso da soja, a quebra da produção corresponde a 12,2%. A estimativa inicial da secretaria era uma colheita recorde de 16,50 milhões de toneladas, mas por causa das condições climáticas, a produção não deve passar dos 14,47 milhões de toneladas, um volume menor do que o obtido no ano passado, quando foram colhidas 15,80 milhões de toneladas.


Segundo o levantamento, os produtores de soja do norte pioneiro foram os mais prejudicados. A quebra na safra prevista é de metade de toda a produção. Já no norte, o prejuízo deve atingir 34,0% da soja plantada.


As regiões noroeste e sudoeste também foram afetadas, com perdas de 16,0% a 19,0% respectivamente. O prejuízo para os agricultores supera R$2,00 bilhões.


Já em relação ao milho, as perdas foram menores. A estimativa era de uma colheita de 5,62 milhões de toneladas, mas a produção deve ser de 5,50 milhões, o que corresponde a uma redução de 2,1%.


Para os produtores, o prejuízo avaliado é de R$42,50 milhões. Neste caso, o norte Pioneiro também foi a região mais afetada, registrando 29,0% na redução da colheita em Cornélio Procópio e 17,5% em Jacarezinho.


Ainda segundo a SEAB, a quebra da safra se deve a falta de chuvas entre a última semana de janeiro até metade de fevereiro.


Além disso, as altas temperaturas também prejudicaram a qualidade dos grãos. A secretaria também informou que o número das perdas pode aumentar com o avanço da colheita.


Fonte: G1 PR. 25 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja