• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuva atrapalha colheita da soja e compromete plantio da segunda safra de milho em Mato Grosso


Terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 - 09h28

Os produtores de Mato Grosso tinham tudo para comemorar mais um recorde histórico de produtividade na soja, com uma média de 54 sacas por hectare e uma produção de quase 27,0 milhões de toneladas. 


No entanto, faltando mais da metade da safra para ser colhida, a chuva concentrada e em excesso está provocando estragos e diminuindo as expectativas dos agricultores. O atraso na colheita compromete a qualidade dos grãos e impede os sojicultores de plantar a segunda safra de milho. 


O mês de fevereiro trouxe incertezas para a colheita de mais de 60,0% da soja que ainda está no campo e vai passando do ponto.


- Pelo excesso de chuva concentrada tivemos noites em que choveu 110 milímetros. Isso causou rompimento de barragens, de açúdes, e o excesso de água levou pontes em pequenos riachos. Os caminhões transitam e criam crateras na estrada. Uma lâmina de água nas áreas muito planas de 15 a 20 centímetros quase cobre o milho já plantado e boa parte da soja está submersa em grandes áreas muito planas - conta o diretor da Famato, Nelson Piccoli.


As máquinas que deveriam estar com força total para finalizar a safra, ficam paradas no galpão. O produtor fica sem alternativa em uma corrida contra o tempo. Na última semana, poucos produtores arriscaram colocar as máquinas nas lavouras. Quem se aventurou chegou a perder até 12,0% da carga que entregou. Foi o desconto por excesso de umidade, além das perdas no processo de tirar a soja sem condições adequadas. Os grãos começam estragar no campo.


Na fazenda da família Ferri,  em Campo Verde, a 130,0 quilômetros de Cuiabá, a produção foi escalonada  para colher no tempo certo. O produtor não contava com tanta chuva em tempo prolongado. Os talhões estão amadurecendo e o trabalho de colheita vai acumular.


Para ele, o excesso de chuva na colheita é o desafio final de uma safra totalmente atípica, onde os problemas foram se multiplicando. Em algumas áreas, a soja não escapou do ataque agressivo da ferrugem asiática, provocando a perda de cinco sacas por hectare. Os grãos não se desenvolveram na parte baixa da planta.


- A ferrugem veio com mais força do que nos outros anos devido às grandes áreas de soja superprecoce - diz Fernando Ferri.


Neste ano, o custo só cresce: controle de pragas e doenças, óleo diesel, sementes e, agora, a dificuldade de tirar a soja das lavouras. A alta foi de 12,0% a 15,0%. O atraso da colheita da soja pode comprometer muito a segunda safra de milho. O plantio deveria estar sendo finalizado dentro do período recomendado pelos técnicos.


Fonte: Canal Rural. Por Pryscilla Paiva. 24 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja