• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Milho e soja são as culturas mais atingidas pela seca em Minas Gerais


Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 - 08h53

A seca trouxe perdas em diversas culturas e o Minas Gerais deve colher 340,0 mil toneladas de soja a menos por causa da estiagem. Além da soja que registrou uma quebra de 9,0%, a produção de feijão caiu 11,0%. O caso mais grave é do milho, que atingiu 21,0% de prejuízo, cerca de 1,50 milhão de toneladas a menos. 


A chuva que atingiu a região na última semana ficou em torno de 10 milímetros. O produtor Leonildo Pereira, já calcula o prejuízo de até 50,0% na lavoura de 250,0 hectares.


- Se a chuva chegasse uns 15 dias antes, teria solucionado o problema, mas infelizmente, agora já é tarde demais.


Já passou a fase de enchimento de grãos, agora a planta vai morrer. A água este ano já finalizou - disse.


A plantadeira vai vencendo o terreno com pouca umidade, o plantio de milho safrinha na região atrasou em 20 dias por falta de água. As chamadas janelas da agricultura ficaram comprometidas. Segundo o agrônomo Frederico


Orasmo, para calcular as perdas nas lavouras de soja, tem que levar em consideração a data de plantio.  


- A soja mais precoce foi plantada em outubro, com ciclo mais rápido conseguiram escapar. Já as outras que foram plantadas em novembro, com um ciclo mais longo, a seca fechou o enchimento de grãos e prejudicou o estágio produtivo. Em algumas lavouras chegou matar a soja, o grão que ia se formar morreu. Na região do Triângulo Mineiro tem lavouras com perdas de 10,0%, 20,0% e de até 80,0% - diz o agrônomo.


O produtor Nelson Orasmo acredita que vai colher  45 sacas por hectare na lavoura plantada mais cedo, 15 a menos do esperado. Já na área que foi finalizada em novembro, a produtividade não deve passar de 35 sacas por hectare.


- O prejuízo vai ser grande, não só em relação a soja. O grão do milho não ficou com peso, vai ter perda grande. A gente vai ter dificuldades para cobrir as despesas e financiamento - lamenta o produtor.


Fonte: Canal Rural.  18 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja