• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Quebra nas lavouras de soja de Goiás varia de 15,0% a 70,0% devido à estiagem


Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - 09h33

As lavouras de soja de Goiás já registram perdas de 15,0% por causa da seca deste verão, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. Em alguns municípios, no entanto, os produtores calculam um prejuízo de 70,0% na área plantada. Há 20 dias não chove na região.


Agricultores explicam que a sensação é de dois veranicos seguidos, com precipitação de menos de 100 milímetros no intervalo.


- Choveu no dia 24 de janeiro, 20 milímetros. É quase nada. Já vinha uma estiagem de 15 dias, essa chuva não conseguiu recuperar o solo - afirma um produtor rural.


O resultado está nas folhas secas e no grão, que atingiu apenas um terço do tamanho. Nos 1,4 mil hectares que plantou, Jacó Rotta calcula 15,0% de perda na soja precoce e 45,0% na tardia. Se chover nos próximos dias, o prejuízo já é certo.


- Não se recupera. A perda já está calculada. A estimativa era de 60, 65 sacas e, agora, está em 30,4 sacas por hectare.


Fernando Rosbach é gerente de uma fazenda em que a variedade plantada é de alta produtividade. Com a escassez da chuva, a colheita, que começa em abril, terá resultados bem inferiores ao esperado.


- O grão não cresce, não tem água para alimentar a planta. A planta fica estressada e não consegue se alimentar e formar grão.


No município de Cabeceiras, 40,0% dos 55,0 mil hectares de soja foram perdidos. Em algumas lavouras, a quebra é ainda maior. Na fazenda de Eduardo Baron, por exemplo, a perda chega a 70,0%. De cada hectare que deveria produzir 60 sacas, não serão colhidas mais de quinze.


- Se a produção for de 15 sacas, com custo de R$1.800,0 só de insumos, o prejuízo será de R$1,0 mil por hectare - diz Baron.


Ele calcula que metade dos 480,0 hectares da soja esteja comprometida.


- Não temos o que fazer, só esperar a chuva.


Segundo ele, mesmo que chova, não há como recuperar as lavouras, apenas a possibilidade de gerar mais produtividade nas plantas que não secaram.


Fonte: Canal Rural. 13 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja