• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de carne suína do Brasil recua 13,0% em janeiro, diz ABIPECS


Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 - 09h37

As exportações de carne suína do Brasil recuaram 13,0% em janeiro ante um ano atrás, para 34,9 mil toneladas, pressionadas pela forte queda nas vendas para a Ucrânia, informou o presidente da associação que reúne a indústria.


A receita com os embarques no mês foi de US$90,27 milhões de dólares, 13,7% menor, refletindo volume menor e um pequeno recuo de 0,7% no preço médio da tonelada exportada.


As vendas para a Ucrânia despencaram 96,0% em janeiro, somando 244,0 toneladas. O país reduziu as compras, uma vez que formou estoques com os grandes volumes adquiridos no segundo semestre do ano passado.


"Os ucranianos compraram muito em agosto, setembro e outubro, fizeram muito estoque, e desde novembro vêm reduzindo as compras. Em janeiro, não foi quase nada", disse Rui Eduardo Saldanha Vargas, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS).


Tradicionalmente, o país compra uma média de 7,0 mil toneladas por mês, mas comprou volumes maiores no segundo semestre do ano passado.


Ele observou que a crise econômica vivida pelo país também vem comprometendo a demanda ucraniana.


"A Ucrânia passa por uma recessão, com a crise que eles estão vivendo, estão com um consumo menor. Fala-se em retorno das compras em março", disse Vargas.


A Rússia foi o principal destino da carne suína brasileira, com participação de 34,6% no total embarcado pelo país, seguida por Hong Kong, 26,5%, e Angola, 11,6%.


Em receita, a Rússia vem em primeiro lugar, com 41,0%, Hong Kong, 24,0%, e Angola, com 7,0%. A Ucrânia não aparece entre os principais destinos.


As vendas para a Rússia cresceram 0,9%, para 12,0 mil toneladas; para Hong Kong cresceram 9,0%, para 9.232 toneladas; e para Angola avançaram 11,0%, para 4.048 toneladas.


Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 10 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja