• Quarta-feira, 1 de maio de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Amapá e Tocantins foram destaque em expansão agrícola entre 1994 e 2010


Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 - 09h00

Norte e sul do Amapá e oriental de Tocantins foram as mesorregiões que mais elevaram sua participação na área plantada brasileira no período de 1994 a 2010. O norte do Amapá, por exemplo, multiplicou por nove sua participação no total da área plantada.


Os dados fazem parte de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que analisou o perfil e a desigualdade da expansão da área plantada nas mesorregiões brasileiras.


A pesquisa mostra um aumento da área plantada no sentido centro-noroeste do país, com diferentes eixos e epicentros de crescimento de área plantada. Entre as mesorregiões identificadas com maior ritmo de expansão, no entanto, destacaram-se também algumas localizadas em fronteiras agrícolas já teoricamente estabilizadas, como São José do Rio Preto (SP), do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro (Minas Gerais) e do norte central paranaense (Paraná).


Mesorregião, segundo o estudo, é um conjunto de microrregiões contíguas e contidas na mesma unidade da Federação, agrupadas com base no quadro natural, no processo social e na rede de comunicações e de lugares. Outras mesorregiões se sobressaíram individualmente por conta da ampliação absoluta de área plantada.


São os casos do norte mato-grossense, sul goiano, sudoeste de Mato Grosso do Sul, extremo oeste baiano, sudeste mato-grossense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, nordeste mato-grossense, São José do Rio Preto, sul maranhense e norte central paranaense.


Para medir o crescimento de área plantada nas mesorregiões brasileiras, o estudo teve como base os dados da Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram utilizadas análises de grupamentos para identificar similaridades entre as mesorregiões agrícolas.


Desempenho agrícola


De acordo com os dados da pesquisa, o comportamento da área agrícola brasileira teve dois períodos distintos. Entre 1995 e 2001, as áreas plantadas e colhidas foram inferiores ao nível registrado no início da série (1994). A partir de 2002, no entanto, a ocupação de áreas ganhou fôlego e encerrou 2010 com uma expansão de área plantada de 24,0% em relação a 1994.


Fonte: IPEA. 6 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja