• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice de Confiança dos Produtores Rurais sobe 4,0%, diz pesquisa da USP


Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 - 09h24

O Índice de Confiança dos Produtores Rurais Brasileiros (ICPRural) mostrou crescimento de 4,0% em relação à última sondagem realizada em outubro de 2013.


Segundo levantamento feito pelo Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (AgroFEA), a expectativa de preços melhores para os diversos produtos pesquisados e o maior investimento em insumos ajudou a elevar o índice de 89,8 pontos em outubro de 2013 para 93 pontos em janeiro de 2014.


Com isso, o ICPRural segue abaixo do nível de confiança, embora apresentando o maior valor registrado nas últimas duas rodadas.


No ICPRural de janeiro, o sub-índice Insumos subiu 9,0% em relação à rodada anterior. De acordo com Roberto Fava Scare, coordenador do AgroFEA, a elevação deste sub-índice é reflexo do aumento no investimento em fertilizantes, defensivos e demais insumos no controle de pragas, como a lagarta, que culminou em maior investimento em defensivos agrícolas.


Soja


O ICPSoja encerrou a rodada estável em relação a outubro de 2013. O resultado expressa o otimismo do sojicultor para a safra 2014. O sub-índice Insumos, com aumento de 19,0%, foi o que mais contribuiu para a ascensão do índice de soja.


Os sub-índices equipamentos e condições atuais apresentaram redução, com queda de 8,0%. O sub-índice preço obteve redução menos expressiva: 5,0%. Com exceção do sub-índice equipamentos, todos os outros indicadores permaneceram acima do nível de confiança.


"Estes dados mostram que as condições da safra de soja este ano estão satisfatórias. Embora não haja grandes expectativas de elevação nos preços, o emprego de uma maior quantidade de insumos na lavoura tende a elevar a produtividade. Desta forma, a expectativa de lucro dos produtores segue a tendência da safra de 2013", afirma Fava Scare.


Metodologia


A medição dos índices, realizada desde 2010 e assumida pela AgroFEA em outubro 2013 tem dados apurados em entrevistas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros.


A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral.


Fonte: Globo Rural. 5 de fevereiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja