• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuva interrompe plantio da safrinha de milho no Paraná


Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 - 09h27

O calor e a falta de chuva estão prejudicando o plantio de milho safrinha no oeste do Paraná. A informação é de Everaldo Hetkowski, engenheiro agrônomo da Coopavel, uma das principais cooperativas agrícolas do estado.


De acordo com ele, os produtores da região tiveram que interromper a semeadura.


"Já faz praticamente uma semana que estamos sem chuva. Às vezes ocorrem pancadas, mas é isolado, apenas em algumas regiões. A temperatura está muito alta, por isso tivemos que suspender o plantio", explica Everaldo.


Segundo ele, plantar nessas condições é prejuízo quase certo. "Ainda é cedo para dizer, mas se atrasar mais dez ou quinze dias, vai comprometer bastante. Quinze dias sem chuva comprometem no mínimo 30,0% da produção".


Outro problema é o cumprimento das regras de zoneamento agrícola de risco climático, afirma o engenheiro. Segundo ele, os produtores já deveriam ter terminado o plantio na quinta-feira (30/1).


Quem não plantou, não tem a lavoura coberta pelo seguro. "Quem planta de agora para frente é com recursos próprios", conta.


Para quem vai plantar, a previsão é pouco animadora. Segundo dados da Somar Meteorologia, as temperaturas altas e o tempo seco devem continuar por pelo menos mais 15 dias. "Cada dia que passa corresponde a três a menos lá na frente", lamenta o agrônomo da Coopavel.


Fonte: Globo Rural. Por Filipe Oliveira e Raphael Salomão. 31 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja