• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Índice de vacinação contra brucelose é de 82,44% em São Paulo


Sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 - 08h48

O índice de vacinação contra a brucelose no estado de São Paulo, durante o segundo semestre de 2013, foi de 82,4%, um total de 419,6 mil cabeças de fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses, imunizadas.


A vacinação é realizada uma única vez para que o animal fique protegido. Dados do sistema de Coordenadoria de Defesa Agropecuária mostram que no histórico das vacinações, os índices de imunização contra a brucelose têm sido superiores a 80,0%.


Em 2012, os índices foram de 81,7% no primeiro semestre e de 82,0% no segundo semestre. Em 2013, foram de 84,7% no primeiro semestre e de 82,4% no segundo.


Segundo o médico veterinário Klaus Saldanha Hellwig, responsável pelo Programa Estadual, "a manutenção desses índices deve-se à preocupação do criador com a sanidade dos animais e a saúde humana, o empenho da Defesa Agropecuária nas ações de educação sanitária e a implantação do Sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), implantado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Com esses dados, São Paulo cumpre a meta estabelecida no Programa Plurianual (PPA) 2012/2015, que é obter índices de vacinação contra a brucelose superiores a 81,0%".


O criador que não vacinou ou deixou de comunicar a vacinação até a data estabelecida pela legislação poderá sofrer penalidades de 5 UFESPS por cabeça por deixar de vacinar e 3 UFESPS por cabeça, por deixar de comunicar a vacinação. O valor de cada UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) é R$20,14.


A brucelose é uma zoonose (doença que acomete os animais e o homem) infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.


Em São Paulo, a vacinação é obrigatória desde 2002, quando foi instituída pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal. A vacinação deve ser feita por médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária.


- Vale ressaltar que os produtores rurais têm que realizar, anualmente, os exames de brucelose e tuberculose em seu rebanho. O exame de brucelose é feito em fêmeas com idade igual ou superior a dois anos, desde que tenham sido vacinadas entre 3 e 8 meses. Para fêmeas não vacinadas e machos, o exame deve ser feito a partir de oito meses de idade. Excluem-se desses, os animais castrados - disse Hellwig.


Ele informou, ainda, que o exame de tuberculose bovina deve ser feito em machos e fêmeas acima de seis semanas de idade.


Fonte: Governo do Estado de São Paulo. 30 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja