• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Trabalhadores fazem paralisação em portos brasileiros na última sexta-feira


Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 - 09h02

Às vésperas dos primeiros embarques da safra de soja, a Federação Nacional dos Portuários (FNP) organizou na sexta-feira (24/1) uma greve nacional que parou por 6 horas - das 7h às 13h - as atividades de 13 portos brasileiros. Entre as reivindicações, a categoria pede um plano de cargos e salários, a regulamentação da guarda portuária e uma previdência complementar.


A movimentação para greve começou no Rio de Janeiro ainda no final do ano passado. Depois ganhou a adesão do Porto de Vitória, que juntos convocaram Assembleia, que culminou na paralisação desta sexta.


- A nossa avaliação é que 60,0% dos portos pararam e que 80,0% dos trabalhadores ficaram sem atividade nesse período de 6 horas. A nossa perspectiva é que no dia 30, com paralisação de 24 horas, a gente alcance de 98,0% a 100,0% de adesão - afirmou o diretor de Administração e Finanças da FNP, José Renato Inácio de Rosa.


O Porto de Santos, o maior da América Latina, e o de Paranaguá (PR) não aderiram à greve.


No dia 30 deste mês, a categoria programa uma nova paralisação nacional, que deve ter a participação dos trabalhadores do Porto de Santos.


O analista de Portos, Sergio de Aquino, minimiza a paralisação e afasta qualquer possibilidade de atrapalhar o escoamento da safra de grãos.


Reivindicações


Os trabalhadores reivindicam um Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), a regulamentação das atividades da Guarda Portuária e que o Portus, previdência complementar da categoria, regularize o pagamento a beneficiários.


Conforme a FNP, em novembro, a Secretaria de Portos apresentou uma proposta que permite a contratação de segurança privada para a vigilância dos portos, mas a Federação avalia que isso traria riscos aos portuários.


Fonte: Canal Rural. 24 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja