• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em um 2013 histórico, milho se torna produto mais exportado em Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 - 09h31

As exportações de milho em 2013 consolidaram uma marca histórica em Mato Grosso. No acumulado do ano alcançaram 15,7 milhões de toneladas, representando 59,0% das 26,6 milhões de toneladas embarcadas pelo país. Uma supersafra local associada à forte demanda deram o tom para os negócios internacionais.


No último ano foram produzidas mais de 22,0 milhões de toneladas no estado, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). "O mercado interno de Mato Grosso não absorve todo o milho e ele precisa ser exportado. Parte para o mercado internacional e para outros países", diz Ângelo Ozelame, analista de mercado do IMEA.


Reflexos ainda presentes da quebra de safra nos Estados Unidos também puxaram a alta no volume de negócios. De acordo com o IMEA, houve aumento nos embarques de 72,2% em Mato Grosso em relação às vendas de 2012.


"Ainda tive reflexo disso [quebra], com bastantes países à procura de milho brasileiro e tivemos essa quantia [exportada] bastante elevada", pontua ainda Ozelame, analista do Instituto Mato-grossense.
Em volume, o milho foi o produto mais exportado por Mato Grosso em 2013, superando inclusive a soja, carro-chefe do agronegócio estadual. De oleaginosa foram destinadas ao mercado internacional 12,2 milhões de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Em termos de receita, por outro lado, a soja foi a que mais faturou no último ano, totalizando US$6,5 bilhões, enquanto o milho pouco mais de US$3,6 bilhões.


Fonte: G1MT. Por Leandro J. Nascimento. 21 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja