• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Calor de 38° e tempo seco prejudicam produção de milho no Rio Grande do Sul


Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 - 09h25

O calor excessivo e a falta de chuva têm provocado o estresse hídrico nas lavouras de milho do Rio Grande do Sul. As temperaturas estão em torno dos 38° no estado e beiram os 40° na faixa oeste. Dezembro já foi um mês muito seco o que prejudicou principalmente as lavouras de milho.


Além disso, existem certos tipos de sementes que não suportam tanto calor. No início de 2014, as chuvas voltaram até com forte intensidade em algumas cidades.


Depois do dia 3/1 o tempo secou novamente. É o que aconteceu em São Borja, por exemplo, que não recebe chuva significativa desde o dia 2/1. A média climatológica na cidade é de 133,0 milímetros e até agora só tivemos um volume de 63,0 milímetros concentrados apenas no primeiro e no segundo dia do ano. As culturas que não são irrigadas na Campanha gaúcha estão sofrendo bastante.


O alívio do tempo para estes produtores está a caminho. Na sexta, dia 24/1, uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com forte intensidade e provocar temporais com descargas elétricas.


Depois da passagem desse sistema a temperatura vai cair muito por conta da entrada de uma massa de ar de origem polar. Dia 25/1, a mínima prevista em São Borja será de apenas 14° e a máxima não passa de 25,0° depois de uma semana inteira com temperaturas superiores aos 35°. Em Cruz Alta, a máxima prevista será ainda menor no fim de semana: 19° apenas.


Fonte: Canal Rural.  21 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja