• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Produtores de soja estão gastando mais para combater as pragas em Mato Grosso


Terça-feira, 21 de janeiro de 2014 - 09h21

Em Mato Grosso, os produtores de soja estão gastando mais para combater as pragas da lavoura. Além da helicoverpa armígera, outra lagarta, a falsa medideira, está tirando o sossego dos agricultores.


A presença da lagarta falsa medideira não é novidade na lavoura do agricultor Diego Dalmaso, mas nesta safra, o ataque foi mais intenso e o controle, mais difícil.


A praga, que era considerada secundária, ganhou importância e ele aumentou o monitoramento nos 900 hectares de soja em Sapezal, região oeste de Mato Grosso. As folhas picotadas são sinal de que elas estão por perto.


Diego também teve problemas com a mosca branca e a helicoverpa, mas a falsa medideira apareceu de forma mais agressiva.


"Inicialmente, ela começa a atacar as folhas da parte inferior da planta e causa a desfolha. À medida que a população vai aumentando, a gente tem incidência de ataque na parte mais superior", diz.


Como a planta cresce menos, o grão não enche bem e a produtividade é reduzida. A colheita vai começar nos próximos dias e o produtor, que também é engenheiro agrônomo, calcula que vai conseguir 55 sacas de 60kg por hectare.


Sem a praga, ele colheria pelo menos 5 sacas a mais por hectare.


Além disso, os gastos com toda a área cultivada aumentaram muito. O custo do produtor nesta safra está R$50 mil mais caro por causa da compra de mais agrotóxicos para combater a lagarta que está mais agressiva este ano.


Na propriedade de Cláudio José Scariote, também em Sapezal, o problema se repete. Ele sofreu para combater a falsa medideira e a helicoverpa armígera. As pragas atacaram 60,0% dos 3 mil hectares de soja do produtor.


O número de aplicações de inseticidas aumentou e o intervalo de uso diminuiu. "Há cinco dias eu tive que entrar novamente com o produto e isso está elevando nosso custo. São R$100 a mais por hectare de custo adicional por causa da falsa medideira e helicoverpa".


Em outra fazenda, as aplicações contra a falsa medideira acontecem quase uma vez por semana nos 1,6 mil hectares de soja. "Fizemos várias aplicações de vários produtos diferentes até achar um que deu certo", explica Normélio Mari, gerente da fazenda.


Mesmo com o ataque das lagartas, Mato Grosso deve ter uma safra maior de soja este ano. Segundo a CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, o aumento deve chegar a 10,0%.


Fonte: Globo Rural. 20 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja