• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço baixo desmotiva e milho perde espaço nas lavouras de MT


Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 - 09h24

Nem bem começou a colheita da soja em Mato Grosso e já tem agricultor pensando no cultivo do milho safrinha, que vai ser plantado logo em seguida. Eles estão desmotivados pelo baixo preço do produto. Por isso, a intenção é semear uma área menor neste ano.


A colheita de soja na propriedade de Jaime Farinon, que fica em Sinop, norte de Mato Grosso, deve começar nas últimas semanas de janeiro. Mesmo assim, ele já está pensando na próxima safra, a de milho. Este ano ele não vai investir tanto em tecnologia. A semente, por exemplo, foi produzida na própria lavoura na safrinha passada.
Na região de Sinop, o preço da saca de milho está entre R$9,80 e R$10,00, mas não são apenas os preços baixos que têm desmotivado os agricultores. A estocagem também é uma preocupação. O armazém de uma cooperativa ainda tem 40,0% do espaço ocupado com milho.


Segundo o IMEA, Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a área de milho cultivada no estado este ano será 12,0% menor do que em 2013, número que reflete na produção.


Aproximadamente 17,0 milhões de toneladas do grão serão produzidas em Mato Grosso nesta safra, enquanto o ano passado foram 22,5 milhões de toneladas.
O reflexo dessa queda também aparece no comércio de insumos. Em uma revenda, a comercialização de produtos para a próxima safrinha está menor este ano.
"A gente teve uma redução na faixa de 20,0% no volume em relação ao ano passado. A nossa empresa foi mais afetada por conta de trabalhar com um pacote tecnológico de nível mais alto", explica Noé Luiz da Silva Filho, gerente da revenda.


Fonte: Globo Rural. 14 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja