• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cosan deve propor troca de ações à ALL


Terça-feira, 14 de janeiro de 2014 - 09h03

A Cosan e ALL deverão se reunir no início desta semana para começar a discutir oficialmente a união entre as duas empresas.


A proposta para obter o controle da companhia ferroviária deverá ser apresentada pelo grupo fundado pelo empresário Rubens Ometto Silveira Mello e deverá envolver troca de ações, segundo fontes ouvidas pela reportagem.


A nova proposta da Cosan deverá ser diferente da apresentada em 2012, em uma rodada de negociações que não avançou, apurou a reportagem.


No acordo proposto em fevereiro de 2012, a Cosan fez uma oferta de R$896,50 milhões para a compra de 49,1% das ações representativas do controle da companhia, o correspondente a 5,6% do capital total da empresa. O prêmio era de R$23,00 por ação.


Nessa nova tratativa, o grupo não estaria mais disposto a desembolsar dinheiro, segundo fontes ouvidas pela reportagem. A troca de ações é a alternativa que deverá ser apresentada pela Cosan.


Na proposta que está em discussão neste momento, os fundos de pensão que têm participação na ALL - Previ (Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), FUNCEF (da Caixa Econômica Federal) e o braço de participação do BNDES (BNDESPar), deverão acompanhar o grupo Cosan em um aumento de capital na companhia. Procurada, a Cosan não comentou o assunto.


As negociações entre as duas empresas ainda estão bem no início e foram retomadas com o apoio do governo federal.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que também é sócio da ALL, está conduzindo as conversas entre os dirigentes dos dois grupos.


Na atual composição acionária da ALL, o BNDESPar tem 12,1% de participação do grupo. O Previ tem 3,9%; FUNCEF outros 4,1%; o BRZ 4,7%;Wilson de Lara, por meio da GMI (Global Market Investments) mais 4,9%; Riccardo Arduini e sua esposa Julia Arduini somam 6,3%. O restante das ações é negociado no mercado.


As negociações para a entrada da Cosan no bloco de controle da ALL foram interrompidas em agosto passado, um ano e meio após o grupo de Ometto ter feito uma oferta para entrar no bloco de controle da companhia.


Originalmente, a proposta foi para a compra de ações dos acionistas Riccardo e Julia Arduini e da GMI. No entanto, os outros acionistas que também são do bloco de controle queriam um rearranjo no qual a oferta da Cosan teria de ser distribuída para todos.


Esse acerto começou a ser discutido. Houve um rearranjo, no qual os vendedores iniciais (família Arduini e De Lara) concordaram em abrir mão de parte de suas fatias em favor dos fundos. Mesmo assim, as conversas não foram adiante.


Fonte: Agencia Estado. Por Monica Scaramuzzo. 13 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja