• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Frango: fiscais contestam informações sobre ação contra desperdício


Sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 - 09h33

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) contestou a informação divulgada no dia 7/1 pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) de que as duas entidades teriam firmado um compromisso para evitar que operações para atestar a padronização das carcaças de aves em linhas de produção resultem em desperdício.


O acordo previa a criação de um grupo de trabalho para treinamento e padronização da avaliação das peças.


O sindicato primeiramente enviou uma nota à imprensa negando o acordo. Ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o presidente da ANFFA Sindical, Wilson Roberto de Sá, disse que houve uma conversa por telefone para discutir o assunto, mas que nada foi firmado com a UBABEF.


"Claro que temos interesse no assunto, mas é necessário que outros elos da cadeia participem. Uma padronização nova nas inspeções das carcaças, por exemplo, é responsabilidade do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura", declarou.


"Empresas e entidades podem propor a discussão, não alterar padrões técnicos já estabelecidos", ressaltou.


Procurada pela reportagem, a UBABEF emitiu uma nota esclarecendo o episódio. No comunicado, a entidade afirma que seu presidente, Francisco Turra, voltou a entrar em contato com Sá, da ANFFA Sindical.


Sá teria reafirmado a importância da construção de um Grupo de Trabalho que estudará formas para redução dos casos de desperdício, com a participação do Ministério, que, segundo a UBABBEF, já tinha sido pedido anteriormente.


"Tal participação havia sido confirmada antes da divulgação da nota da ANFFA, em contato por e-mail e ofício encaminhado à Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério. O pedido é para que a Secretaria lidere o Grupo do Trabalho. Também a Embrapa Suínos e Aves já havia, informalmente, concordado em participar da iniciativa", esclareceu a UBABEF, na nota.


Fonte: Agencia Estado. 9 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja