• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Perdas no milho podem chegar a 30,0% em algumas propriedades do Rio Grande do Sul


Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 09h23

A formação de uma área de baixa pressão garantiu bons volumes de chuva para a região da campanha gaúcha. A cidade de Bagé registrou 42,0 milímetros o que representa 37,0% da média climatológica de janeiro. Canguçu, mais ao sudeste do estado registrou 37,0 milímetros, valor que equivale a 30,0%.


Dom Pedrito teve um valor semelhante. Essas chuvas foram consideradas um alívio para os produtores de milho que já estavam reclamando da estiagem e do calor. Embora a alta luminosidade ajude na floração da soja, o clima dos últimos dias prejudicou o milho.


Segundo o agrônomo Marco Antônio dos Santos, a estiagem ocorrida em dezembro causou perdas que podem superar os 30,0% em muitas propriedades. Na quinta-feira (9/1) as áreas de instabilidade vão ficar mais concentradas em Santa Catarina e no Paraná. As regiões do Rio Grande do Sul, onde choveu nas últimas 24 horas, terão tempo mais firme. No entanto, a partir da sexta-feira (10/1) a aproximação de uma nova frente fria vai trazer chuvas generalizadas para o estado gaúcho.


- Em algumas lavouras de milho, mesmo com o retorno das chuvas, as perdas são irreversíveis - garante o agrônomo.


Fonte: Canal Rural.  8 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja