• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Abertura do mercado japonês à carne suína de Santa Catarina traz novas perspectivas


Quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 - 09h24

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca comemora o bom ano para suinocultura catarinense. Com o título de maior produtor brasileiro de carne suína em 2012, Santa Catarina produziu 820,0 mil toneladas do produto em 2013, 23,0% do total produzido no país. Além da maior produção dos últimos seis anos, os suinocultores puderam comemorar a abertura do mercado japonês para carne suína catarinense.


O anúncio, em maio, refletiu nos preços pagos ao produtor que, no segundo semestre, chegaram a R$4,00 por quilo do suíno vivo.


Santa Catarina tem nove estabelecimentos habilitados para exportar o produto, e a expectativa é de que o estado responda por 10,0% do mercado japonês de carne suína congelada, representando cerca de 80,0 mil toneladas anuais. O volume significa um ganho da ordem de 45,0% nos embarque de carne suína catarinense para o exterior.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que historicamente, o Japão importa carne suína somente quando todo o país de origem possui o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, mas foi aberta uma exceção para Santa Catarina pela qualidade do controle sanitário e pelo fato de ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, desde maio de 2007, com certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Rodrigues lembra ainda que o Japão é o maior importador de carne suína do mundo, adquirindo o equivalente a 1,2 milhão de tonelada por ano, no entanto as aquisições de carne suína congelada somam 800,0 mil toneladas, sendo o restante de carne suína resfriada com origem dos Estados Unidos e Canadá.

Em 2012, Santa Catarina exportou 180,74 mil toneladas de carne suína, que representam US$492,0 milhões, para Rússia, Ucrânia, Hong Kong, Argentina, Cingapura e demais países.


Os Estados Unidos aprovaram três estabelecimentos exportadores no estado, porém ainda não aconteceram as negociações comerciais. Outro possível mercado catarinense será a Coreia do Sul. Até o momento, o estado cumpriu todas as exigências finais e aguarda a aprovação para exportação.


O governo japonês autorizou a entrada da carne suína catarinense no país em maio e um mês depois uma comitiva catarinense formada pelo governador Raimundo Colombo e o secretário de estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e representantes do setor privado estiveram em Tóquio para oficializar a parceria. Em agosto, chegou ao Japão o primeiro container carregado de carne suína procedente de Santa Catarina.

Fonte: Governo de Santa Catarina. 7 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja