• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

UBABEF e fiscais firmam compromisso para evitar desperdício


Quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 - 09h21

A União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) firmaram compromisso para evitar desperdícios nas condenações de carcaças de aves feitas pelos fiscais na linha de produção nacional.


Em reunião realizada na segunda-feira (6/1) entre os presidentes das duas entidades, Francisco Turra (UBABEF) e Wilson Roberto de Sá (ANFFA Sindical), foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para treinamento e padronização da avaliação das peças.


Segundo nota da UBABEF, com base em dados de uma unidade com capacidade de abate anual de 51,6 milhões de cabeças de aves, 2,2% do total (ou 1,13 milhão de cabeças) foram condenadas parcialmente.


Estimativas do setor indicam que metade desse volume é de condenação desnecessária. Extrapolando os dados para níveis nacionais, significa que 145,2 mil toneladas são desperdiçadas.


O Brasil deve ter produzido cerca de 12,3 milhões de toneladas de carne de frango em 2013.


O grupo, portanto, deverá criar padrões nacionais de avaliação para, posteriormente, realizar treinamentos com os fiscais.


A iniciativa terá a participação de membros da UBABEF, do ANFFA Sindical e de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


"Os desvios de condenação, que não têm qualquer impacto na saúde pública, são altos e com grande variação de critérios entre Estados, plantas ou mesmo turnos dentro de uma mesma empresa. Falta treinamento para a padronização desses critérios. São perdas econômicas severas, com carnes próprias para consumo sendo descartadas para graxaria", declarou Turra, no comunicado.


Ele ressaltou que as condenações de carcaças feitas nas linhas de produção brasileiras respeitam critérios que fogem de padrões científicos e sanitários, diferentes dos adotados em outros lugares como EUA, Canadá e países produtores da União Europeia.


Ainda segundo a UBABEF, a ação está alinhada com propostas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para os países produtores avícolas latino-americanos, com o objetivo de se reduzir o desperdício de alimentos na avicultura do continente.


Fonte: Estadão. 7 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja