• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Uso de fêmeas nos abates de bovinos chega a quase 46,0% em Mato Grosso


Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 - 09h28

Até o mês de novembro o abate de bovinos pelas indústrias frigoríficas de Mato Grosso totalizou 5,56 milhões de cabeças.


O número foi 0,7% superior ao total de 2012, de 5,52 milhões de exemplares. O envio de fêmeas chegou a 45,9%, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).


"Em 2013 o descarte elevado de fêmeas foi evidente, registrando o pico em março e uma média no primeiro semestre de 53,0% no total abatido de bovinos em Mato Grosso", aponta Instituto em seu relatório de retrospectiva, divulgado no último mês.


Conforme o IMEA, no segundo semestre, por sua vez, as fêmeas deixaram de entrar na linha de abate das indústrias, um movimento considerado "oposto e normal". Os números do abate são do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (INDEA).


Em seu último relatório de 2013, o Instituto descreve que uma conjuntura como essa poderia pressionar os preços, porém, o que se viu foi o oposto e os preços da arroba do boi valorizaram 11,9% de janeiro para dezembro, 6,34 pontos percentuais mais que a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo IPCA.


"Houve ganho real nos preços do boi em 2013, um fato importante para o bovinocultor de corte que há tempos está com suas margens apertadas", aponta o relatório de retrospectiva da cadeia bovina.


Fonte: G1 MT. Por Leandro J. Nascimento. 2 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja