• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

ABCS discorda do veto ao preço mínimo da carne suína


Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 - 09h24

O veto da presidente da República, Dilma Rousseff, do projeto de lei nº 7.416, de 2010, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB/RO), que inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), publicada em edição extra do "Diário Oficial da União" na sexta-feira dia 27/12, desagradou a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e milhares de suinocultores em todo o país.


"Essa é a recompensa que o governo oferece a uma cadeia comprometida que reúne mais de 40 mil suinocultores, gera mais de 1,0 milhão de empregos no país e trabalha constantemente para alimentar milhares de brasileiros com uma carne de qualidade, com preço justo e acessível à população", disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, após saber do veto.


"Perdemos apenas uma batalha, a guerra continua no congresso e vamos reunir toda a cadeia para derrubarmos este veto. Este é um ano de eleições, e nós suinocultores saberemos reconhecer aqueles que realmente merecem nosso apoio", completou Lopes.


A decisão da presidente contrariou a bancada ruralista e todo o setor produtivo, já que inclusão era dada como certa também pela cadeia de suínos.


A inclusão da carne suína na PGPM foi uma das principais demandas da ABCS em 2013 junto ao governo.


As articulações em prol do preço mínimo para a carne ganharam força neste ano e o próprio governo já havia sinalizado pela garantia.


Seria uma tentativa de assegurar mecanismos de proteção para a carne, praticados especialmente em épocas de crise.


Ao explicar as razões do veto ao projeto de lei, a presidente Dilma Rousseff (PT) pontuou que "é desnecessária a previsão em lei para a abrangência da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), uma vez que, de acordo com a legislação vigente, o setor já pode ser incluído por meio de ato infralegal", elenca trecho da mensagem encaminhada ao Congresso.


Para o presidente da ABCS, "instalar por decreto não traz a devida segurança ao produtor, já que neste modelo o governo pode retirar a qualquer momento a PGPM e gerar maior instabilidade para a cadeia como um todo", comenta.


Segundo Lopes, a aprovação da lei pelo congresso "foi resultado de um grande esforço feito pelos produtores ao longo destes anos".


Para 2014, a entidade pretende se reunir com toda a cadeia produtiva, incluindo suinocultores dos quatro cantos do país, líderes do setor, empresas de genética, insumos e medicamentos, além de deputados e senadores envolvidos com a causa, para buscar alternativas e novos caminhos para a inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos.


Fonte: Globo Rural. 2 de janeiro de 2014.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja