• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuvas e calor já prejudicam lavouras de milho no RS


Segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 - 09h15

A combinação entre falta de chuva e intenso calor nos últimos dez dias começa a provocar danos nas lavouras de milho em algumas regiões do Rio Grande do Sul. No centro do Estado, a COTRIJAL já estima uma quebra de 60,0% na produtividade média estimada inicialmente em 180 sacas por hectare nos 18,0 mil hectares dedicados à cultura em 15 municípios onde a cooperativa opera, diz o gerente de produção vegetal Sílvio Biasuz.


O gerente técnico estadual da Emater-RS, Dulphe Pinheiro Machado Neto, evita falar em perdas, mas admite que as condições climáticas podem impedir que o potencial de produção das lavouras seja alcançado em algumas regiões. A projeção inicial da instituição é de um rendimento médio de 4.912 quilos por hectare no estado, mas já há produtores solicitando a realização de vistorias para encaminhar os pedidos de seguro agrícola.


Conforme a EMATER-RS, 53,0% da área de milho da safra 2013/2014, estimada em 1,0 milhão de hectares, encontra-se nas fases de floração e enchimento de grão, justamente as mais sensíveis à falta de umidade e às temperaturas muito elevadas. Nessas condições, a polinização é prejudicada, as plantas enrolam as folhas para reduzir a perda de água e se desenvolvem menos, explica Biasuz.


Segundo o gerente da COTRIJAL, 100,0% do milho na área da cooperativa está em floração ou enchimento de grãos porque o plantio ocorre mais cedo, a partir da segunda metade de agosto. Além da falta de chuva há quase duas semanas na maior parte dos municípios, as temperaturas nesta semana chegaram a 35,0 a 37,0 graus centígrados na região, ante 30,0 a 31,0 graus no fim do ano passado.


As projeções climáticas para a safra de verão 2013/2014 no Rio Grande do Sul são "neutras", sem ocorrência dos fenômenos El Niño (que provoca chuva em excesso) ou La Niña (que favorece a seca), mas a situação de "normalidade" no Rio Grande do Sul já significa alguma escassez de umidade e o excesso de calor que aumenta a evaporação da água do solo, lembra Dulphe. Nesta quinta-feira, a Somar Meteorologia detectou temperatura máxima de 40,1 graus centígrados no estado, em Jaguarão, e marcas superiores a 39,0 graus em Campo Bom, Chuí, Alegrete, Quaraí, São Gabriel e Teutônia. Em Porto Alegre os termômetros chegaram a 38,5 graus.


Fonte: Valor Econômico. Por Sérgio Ruck Bueno. 27 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja