• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Santa Catarina pretende exportar 80 mil toneladas de suínos para o Japão


Sexta-feira, 27 de dezembro de 2013 - 09h15

Os suinocultores de Santa Catarina (SC) esperam exportar 80,0 mil toneladas de carne suína congelada, por ano, para o Japão. O total representa 10,0% do consumo interno japonês. O volume significa um ganho de 45,0% nos embarques de carne suína catarinense para o Exterior.


A previsão foi confirmada pelo governo do estado meses após a abertura do mercado japonês para carne suína de Santa Catarina. O anúncio, em maio, refletiu nos preços pagos ao produtor que, no segundo semestre, chegaram a R$4,00 por quilo do suíno vivo. O estado tem, hoje, nove estabelecimentos habilitados para exportar o produto.


Historicamente, o Japão importa carne suína somente quando todo o país de origem possui o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, mas foi aberta uma exceção para Santa Catarina pela qualidade do controle sanitário e pelo fato de ser o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, desde maio de 2007, com certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).


Com o título de maior produtor brasileiro de carne suína, em 2012, o estado do Sul do Brasil produziu 820,0 mil toneladas do produto em 2013, 23,0% do total produzido no país. Esta foi a maior produção dos últimos seis anos em SC.


Fonte: Suinocultura Industrial. 26 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja