• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Defensivo para combate ao bicudo do algodoeiro é liberado


Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 08h58

Devido a uma exigência do Paquistão, o uso emergencial de defensivo à base de Brometo de Metila em fibras e caroço de algodão, destinados à exportação, foi autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


A medida para combate ao bicudo do algodoeiro foi publicada dia 5/12, quinta-feira, no Diário Oficial da União.


Empresas interessadas em comercializar o produto devem requerer aprovação para uso emergencial e apresentar termo de compromisso para geração e apresentação dos estudos necessários à realização do registro definitivo do agrotóxico.


O registro do Brometo de Metila, para uso emergencial, será cancelado se constatado problema de ordem agronômica, toxicológica ou ambiental.


O bicudo do algodoeiro foi identificado no Brasil em 1983 e causa danos às estruturas reprodutivas do algodoeiro e ao produto final, reduzindo diretamente a produção do algodão.


Segundo o coordenador-geral de defensivos e afins do MAPA, Carlos Venâncio, a medida é necessária para impedir a suspensão do comércio com o Paquistão. "Várias práticas são adotadas para o manejo dessa praga, no entanto o uso desse defensivo é uma exigência formal do país importador de fibras e caroço de algodão", disse.


Fonte MAPA. 5 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja