• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

MAPA estende prazo para pulverização até julho de 2014


Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 08h53

Para garantir o controle de pragas na cultura de algodão, foi publicada nesta quinta-feira, 5 de dezembro, Instrução Normativa (IN) que libera a pulverização por meio de defensivos agrícolas compostos de Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil até o dia 31 de julho de 2014.


A aplicação aérea para controle de pragas agrícolas foi regulamentada em dezembro de 2012 com o objetivo de prevenir efeitos dos produtos sobre as abelhas. De acordo com as condições, os produtores de algodão só poderiam pulverizar com os pesticidas até a safra 2012/13. No entanto, esse prazo foi estendido para evitar perdas nas lavouras.


Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), Rodrigo Figueiredo, essa medida é fundamental para evitar perdas nas lavouras. A decisão foi publicada em ato conjunto da SDA/MAPA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).


"Entendemos, no Mapa e no IBAMA, a necessidade de prevenir a morte das abelhas, ao mesmo tempo que consideramos o processo de pulverização com os aviões essencial para o controle de pragas. Respeitando o produtor e o ecossistema, nós consideramos algumas exceções e estendemos o prazo para aplicação na cultura de algodão", explicou o secretário.


Condições


A aplicação aérea para controle de pragas agrícolas desses produtos deve seguir uma série de condições. Antes da aplicação, os produtores rurais deverão notificar os apicultores localizados em um raio de 6 km com antecedência mínima de 48h.


A cultura do algodão foi incluída na exceção aprovada pelo governo para o uso desses produtos por meio da aviação agrícola. Essas empresas ficam responsáveis por comunicar o MAPA, mensalmente, sobre a aplicação dos produtos. A fiscalização dessa modalidade de uso é intensificada no período de validade da restrição do IBAMA.


Fonte: MAPA. 5 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja