• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Missão da Arábia Saudita deve visitar o Brasil no início de 2014


Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 - 08h51

Uma missão da Arábia Saudita deve visitar o Brasil no início de 2014. A informação foi confirmada durante reunião entre representantes de 22 países árabes e entidades de diversos setores produtivos brasileiros, ocorrida na quarta-feira, dia 4/12.


Em 2013, a balança comercial entre o Brasil e os países árabes movimentou cerca de US$21,0 bilhões, um crescimento de 400,0% se comparado à balança comercial de 10 anos atrás.


Açúcar, cereais, carnes bovina e de frango halal (um corte especial aceito pela cultura muçulmana) representam 67,0% do total de produtos exportados pelo Brasil, o equivalente a US$12,0 bilhões.


- Agronegócio é sem duvida a atividade que mais tem complementariedade com os países árabes. Atualmente, as nossas exportações já são dominadas por produtos agrícolas especialmente açúcar e carne, e esse é um movimento que tende a se acentuar. Até porque as vantagens que o Brasil tem de produção, de custo, são vantagens que faltam ao mundo árabe. Sem dúvida, esse movimento tende a continuar - afirma o especialista em negociações internacionais da Confederação Nacional da Indústria, Frabrizio Panzini.


- O que nos deu essa condição muito especial foi o Brasil ter se especializado na prática do halal. Esse ritual islâmico é cumprido rigorosamente pelo Brasil, e as certificadoras a cada ano aprimoram o trabalho - afirma o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra.


Apesar do crescimento registrado, empresas brasileiras ligadas ao agronegócio ainda encontram dificuldade para exportar produtos. As barreiras fitossanitárias continuam sendo o maior entrave, principalmente em países como a Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Iraque.


- É de fundamental importância que não haja essas restrições à importação de carne bovina, por questões de sanidade. O nosso rebanho não tem problemas de sanidade. Autoridades brasileiras já fizeram o convite para que as autoridades desses países viessem visitar o Brasil em uma missão técnica para tentar acabar com a restrição - afirma o gerente de exportações para países árabes da JBS, Rada Alberto Saleh.


A desburocratização do processo de compra e venda de produtos é outro desafio que precisa ser superado, e também foi discutida durante o fórum entre o Brasil e os países árabes.


Fonte: Canal Rural. 4 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja