• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CNA prevê crescimento de 6,5% no PIB da agropecuária em 2013


Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 09h27

A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê que, mesmo com o recuo de 3,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deve fechar 2013 com crescimento próximo de 6,5%.


Os dados divulgados dia 3/12, terça-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no acumulado do ano até setembro o crescimento do setor ficou em 8,1%.


Os técnicos da CNA observam que o resultado do PIB agropecuário no acumulado no ano é sustentado pela safra recorde de cereais, fibras e oleaginosas, que atingiu cerca de 186,8 milhões de toneladas.


A CNA cita também a cana-de-açúcar, que, apesar do atraso gerado pelas chuvas no momento da colheita, deverá aumentar de 670,7 milhões de toneladas em 2012 para 712,3 milhões de toneladas em 2013.


A CNA lembra que, conforme análises dos pesquisadores do IBGE, a queda do setor agropecuário é justificada pelas perdas ocorridas em culturas relevantes colhidas no período, como a laranja, o café e a mandioca.


A safra de laranja caiu 14,2% em relação ao ano passado, em razão de problemas climáticos e de redução dos investimentos no manejo das lavouras.


O desempenho negativo da citricultura também se deve ao recuo dos preços. "A caixa de 40,8 quilos de laranja decaiu a valores próximos a R$5,00, desestimulando o produtor. A produção de laranja caiu de 19,1 milhões de toneladas em 2012 para 16,4 milhões de toneladas em 2013", diz a CNA.


Os técnicos da CNA comentam que no caso do café o clima irregular e as altas temperaturas afetaram a produção. As condições, somadas ao período de baixo ciclo de produção, provocaram queda de 6,9% na safra 2013/2014.


Em relação à mandioca, os técnicos observam que a produção somou 20,7 milhões de toneladas neste ano, uma queda expressiva em relação ao volume do ano anterior, quando foram colhidas 23,4 milhões de toneladas do produto.


Além da redução da área plantada, foi registrada queda na produtividade da mandioca nas últimas safras em função do clima, especialmente na região Nordeste.


Fonte: Globo Rural. 3 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja