• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção da safra de soja 2013/2014 deve aumentar 23,0% em Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 09h24

O plantio da soja em Mato Grosso já atingiu 99,4% da área total, com os maiores custos da história, podendo vir a aumentar, segundo informações divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O produtor deverá gastar 23,0% a mais para fazer sua lavoura nesta safra e, com a ocorrência da Helicoverpa no estado, foi feito um simulador de elevação no custo de produção dependendo do número de aplicações específicas para essa praga, visto que o ataque está ocorrendo de forma diferenciada no estado.


Há registros de maior ataque nas primeiras lavouras semeadas, diminuindo a ocorrência com a evolução dos trabalhos.  


De acordo com o IMEA, a simulação por aplicação é importante para auxiliar o produtor a acompanhar seu custo de produção, conforme o número real de aplicações em suas áreas. Desta forma, considerando que duas aplicações seriam avaliadas como normais para lagarta, não haveria alterações no custo de produção.


A partir da terceira aplicação feita específica para essa praga, o produtor estaria elevando em média 1,2% seu custo total de produção. No ano passado, na Bahia, alguns produtores chegaram ao extremo de nove aplicações. 


Devido a um clima menos favorável para o desenvolvimento da Helicoverpa em Mato Grosso, acredita-se que o máximo seriam sete aplicações. Desta forma, se alguma área chegar a essa quantidade de aplicações, seu custo de produção ficará 6,0% mais caro, chegando a custar R$2.485,42 por hectare. Para que isso não ocorra, o produtor deve fazer o monitoramento e, se necessária aplicação, é importante um uso consciente e com doses corretas, para que não se tenha um mau controle da praga no futuro.  


Mercado interno


Os preços futuros da soja, com entrega para março e pagamento no mês seguinte, apresentaram alta durante o mês de novembro em Mato Grosso. Os picos da cotação da commodity em Chicago, bem como do dólar, condizem com os melhores preços observados no estado.


No dia 13 de novembro, ambos atingiram a melhor cotação no mês até então, que só foi superada no dia 29 devido à acentuada alta ocorrida em Chicago. No comparativo com o fechamento do mês anterior, o dólar se elevou em 3,0% e Chicago em 5,4%. 


Fonte: IMEA. 3 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja